domingo, 23 de setembro de 2012

English Course

Nossa, o gráfico de popularidade do meu blog está muito triste hahaha Caiu drasticamente nos últimos dias! Minha culpa! Não tive tempo de atualizar! hehehehe

Bom, essa minha falta de tempo deve-se ao meu English Course. Estou no penúltimo nível do curso de inglês com foco acadêmico, na UVic. Isso significa: dias de aula muito intensos e muita lição de casa! hehehe

Minhas aulas regulares são de 2ª a 5ª-feira, no período da tarde. As primeiras duas horas de aula são de "reading", com uma professora; e as duas últimas horas são de "writing", com outra professora. Apesar de as aulas serem divididas por essas duas competências (leitura e escrita), elas envolvem todas as habilidades necessárias à comunicação: leitura, escrita, escuta e fala. Está sendo muito bom porque estou aprendendo vários detalhes da língua que são muito importantes para o estudo em uma universidade de língua inglesa. Muitas regras são muito parecidas com as que utilizamos no Brasil, como pontuação, escrever um bom ensaio... Isso facilita bastante a nossa vida! Entre as atividades que fazemos estão exercícios e discussões com as pessoas sentadas na mesma mesa que você. Também já tive que preparar a apresentação, por enquanto informal, de um artigo de revista de notícias.

Nas segundas e terças, eu tenho que ir ao Centro de Pronúncia. Na segunda, tenho laboratório de pronúncia, isto é, posso utilizar diversos recursos de lá para melhorar a pronúncia: programas de computador, seriados, filmes, músicas, jogos... Na terça, tenho aula de pronúncia, o que é MUITO bom! O professor passa alguns exercícios, meio de fonoaudiólogo, focando nas dificuldades devido a nossa primeira língua, ou seja, ele parte dos fonemas que quem fala português tem mais dificuldade para falar em inglês, e elabora exercícios de pronúncia. Esse centro também fica aberto em outros dias, então podemos ir lá e estudar por conta.

Também temos acesso ao centro de estudo e ao centro de escrita. No centro de estudo podemos tirar dúvidas com lição de casa, e no centro de escrita podemos marcar um horário para sermos orientados quanto à escrita.

Nas sextas-feiras temos matérias eletivas. As minhas são discussão avançada e escuta avançada. Só tive uma aula de cada matérias eletiva, por enquanto, mas acho que serão bem interessantes.

Um aspecto extremamente interessante do curso é que temos contato com gente do mundo inteiro! Só na minha sala regular, tem gente da China, Coréia, Guiné e Arábia Saudita. Em outras atividades propostas pelo Centro de Língua Inglesa já tive oportunidade de conversar com pessoas de Taiwan, França, Japão e Alemanha. Sei também que tem alunos do México e da Venezuela aqui. Ainda não pude aprender muitas questões culturais, mas cada dia observo coisas diferentes, e espero poder me aproximar mais dessas pessoas para conhecer mais de outras culturas! =) No dia-a-dia coisas interessantes acontecem, como coreanos e chineses ficaram empolgados porque vc tem um estojo da Pucca e nele tem frases escritas em chinês e coreano! hahaha Detalhe que eu nunca tinha percebido que está escrito em duas línguas diferentes! Eles ainda precisam traduzir pra mim o que está escrito, mas já sei onde está escrito Pucca em coreano hahaha. Ou ainda, um dia que estava fazendo anotações em uma atividade em grupo e caprichando muito para que minha letra cursiva saísse bonitinha e legível, mas meus colegas (Coréia, China e Arábia Saudita) pediram para eu escrever em letra de fôrma porque eles não entendem letra cursiva. É um detalhe, mas nunca me atentei para isso... Aliás, teria que ser muito gênio para entender letra cursiva em inglês! Eu já os admiro muito por estarem estudando inglês, se para a gente algumas coisas são complicadas, imagina para eles que tem que começar a aprender do zero, precisam aprender o alfabeto! Acho que é querer demais que leiam letra de fôrma e cursiva (ainda mais a minha letra cursiva! hahahaha)...

Outra possibilidade interessante no ELC, são as atividades socioculturais! Várias atividades que permitem que a gente aprofunde o conhecimento do inglês e ganhe conteúdo cultural também. Até agora já participei do tour pelo centro de Victoria, da visita ao parque The Buchart Gardens, do café social e do Whale Watching. O café social é um encontro dos alunos do ELC, tem café, chá, muffins e cookies, e os alunos são incentivados a conversar uns com os outros. Algumas atividades também são realizadas durante esse tempo, como brincadeiras com brindes e uma confecção de buttons que fizemos em comemoração aos 50 anos da UVic.

Agora sobre o Whale Watching eu falo no próximo post... =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário