quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Antes das aulas...

Antes que as aulas voltem (amanhã - sim, 3 de janeiro!), preciso terminar de atualizar o que aconteceu no intervalo entre a 1ª e a 2ª etapa do meu programa no Ciência sem Fronteiras aqui na UVic.

Na última semana de aula do inglês, a pessoa responsável pelos estágios (última etapa do programa) chamou todos os bolsistas do CsF para um reunião. Nessa reunião foram apresentados os responsáveis por diferentes áreas do Co-op (como é chamada essa experiência de trabalho aqui), a gerente explicou que durante o semestre de aulas na universidade teremos que cursar uma matéria que irá nos preparar para o período de trabalho e fomos orientados a participarmos de um workshop sobre montar currículos e cartas de apresentação.

O workshop já foi na semana seguinte à reunião. Muito interessante, ajudou bastante na elaboração do currículo conforme as diretrizes daqui do Canadá e as informações também serão bastante úteis para mim no Brasil. Primeiro assistimos uma palestra com as orientações gerais para montar o currículo e depois tivemos um tempo para elaborá-lo com orientação de pessoas que auxiliam na procura de um emprego e orientação de uma pessoa do centro de escrita da UVic, o que possibilitou dar uma boa editada! O legal é que várias orientações estão no site e você pode agendar uma visita no centro de escrita para tirar outras dúvidas. Depois de todos esses recursos tivemos um prazo para entregar a versão final do currículo e agora é aguardar para encontrar um estágio legal =).

Durante essas "férias" alguns professores das matérias que me matriculei mandaram email com orientações para o próximo semestre e boas vindas. Um professor de uma matéria com pré-requisito entrou em contato comigo porque ele não encontrou nenhuma informação que eu preenchia o pré-requisito. Eu expliquei algumas coisas do meu curso no Brasil, fiz algumas perguntas e ele permitiu que eu cursasse a matéria dele, mas teria que ler o livro do semestre anterior. Ele foi bastante atencioso e muito claro nas orientações! Comprei o livro e consegui ter um panorama geral do conteúdo antes das aulas iniciarem. Outra disciplina que me inscrevi é a distância,  então recebi um email do curso com várias orientações gerais e como acessar o Moodle. Achei esse contato dos professores antes do início das aulas muito importante porque já chegamos na primeira aula com algum tipo de orientação.

Hoje tem uma reunião de orientação para alunos internacionais e amanhã as aulas já começam normalmente. Estou ansiosa para ver o que vou aprender e bastante animada porque todas as matérias em que me matriculei são realmente do meu interesse. Outra faculdade, outra língua, outras matérias... Vamos ver o que vem por aí! =)

2 comentários:

  1. Ju, como assim as aulas começam dia 03???Saudades do Brasil né?kkk.Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra vc ver Anete! Dia 3! E já tive uma reunião de boas vindas no dia 2! Ninguém para por aqui! hahahaha

      Excluir