sábado, 29 de dezembro de 2012

Iniciação científica

Hello guys! =)
É, o curso de inglês acabou mas nada de folga, então já viram que ficou difícil de atualizar de novo!
Mas estou aqui para falar sobre uma das coisas que tenho feito no intervalo entre o curso de inglês e o início das aulas na faculdade - à quem possa interessar os assuntos mais "acadêmicos" hehehe - iniciação científica.
No Brasil eu estava trabalhando em uma pesquisa de iniciação científica, uma revisão bibliográfica sobre desenvolvimento infantil e hospitalização. Como não consegui terminar antes de vir para cá, minha orientadora sugeriu que eu terminasse minha pesquisa aqui e aproveitasse para levantar referencial teórico também no Canadá.
No primeiro mês aqui terminei a leitura dos artigos que consegui no Brasil e já um pouco mais habituada à rotina do curso de inglês fui atrás de material para a minha pesquisa. Lá fui eu para a biblioteca dos sonhos! Hahaha Conversei com uma das pessoas responsável por pesquisas na biblioteca da University of Victoria. Ela disse que naquele dia, um pouco mais tarde chegaria uma pessoa responsável pelas buscas nas bases de dados eletrônicas. Na biblioteca da UVic tem uma espécie de escala de funcionários que ficam responsáveis naquele dia pelas buscas nas bases de dados eletrônicas, mas o impressionante é que cada um deles é especialista em um assunto! Exemplo para as universidades brasileiras! Além de ter bibliotecários só para auxiliar com as buscas nas bases de dados, eles são especializados em alguma área! E naquele dia deu certo de a pessoa responsável por auxiliar nas pesquisas ser a bibliotecária da área de Cuidado da Criança. Ela me deu umas dicas de como acessar as bases de dados e como filtrar melhor minha busca. Fui informada também que posso acessar a base de dados eletrônica da minha casa, apenas utilizando minha identidade de estudante da UVic (mesmo ainda sendo na época aluna só do curso de inglês). Quem sabe com umas facilidades dessas nas universidades brasileiras não teríamos mais pessoas disponíveis e dispostas a pesquisar? Sem contar a qualidade, que acredito que aumentaria, e a redução do tempo necessário para pesquisa.
Levantados os artigos, nesses últimos meses eu li e fiz fechamento de todos eles e agora estou iniciando a elaboração de um artigo como resultado do que encontrei no Brasil e aqui. Fiquei bastante animada com a possibilidade de além do programa básico que envolve o Ciência sem Fronteiras (idioma - em alguns casos - , universidade e estágio) poder também dar continuidade e enriquecer minha pesquisa por aqui.
Depois conto o que mais tenho feito nesse intervalo... =)

3 comentários:

  1. Gostaria de ser parceiro do meu blog?

    ResponderExcluir
  2. andrielinocanada.blogspot.com.br

    Quer ser meu parceiro?

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Criei um blog sobre minha viagem no Ciência Sem Fronteiras e
    gostaria de fazer parceria com o seu!

    Podemos trocar os banners, no meu blog tem o link do meu banner em "Seja Parceiro".
    Você pode me mandar o seu também!

    Endereço do Andrieli no Canadá: andrielinocanada.blogspot.com.br

    Obrigada!

    ResponderExcluir