sábado, 15 de dezembro de 2012

Fim do curso de inglês

Olha eu aqui de novo depois de muito tempo! hehehe

Bom, dia 30 de novembro terminei minhas 12 semanas de curso de inglês. No post English Course ( http://juliananocanada.blogspot.ca/2012/09/english-course.html ) eu dou uma ideia geral sobre o curso de inglês na UVic de quando eu cheguei e agora que concluí, falarei nesse post sobre minha avaliação do curso.

Achei interessante que conversei com várias pessoas em diferentes níveis do curso e em diferentes modalidades (geral e acadêmico) e ouvi opiniões desde decepcionado a bastante satisfeito com relação ao curso, então é importante ressaltar que aqui vai o meu ponto de vista.

Eu cursei o nível 570 (penúltimo) da modalidade acadêmica, ou seja, era um preparo específico para estudar em uma universidade de língua inglesa. Particularmente, gostei muito do curso! Minhas professoras foram muito competentes e atenciosas, explicaram tudo nos mínimos detalhes e não mudavam de assunto até que entendêssemos o porquê de cada coisa. Tive várias dicas legais para ter uma leitura de qualidade em um tempo menor, aprendi como fazer referência bibliográfica em inglês e como escrever ensaios claros e objetivos, além de adquirir mais vocabulário e ter a pronúncia várias vezes corrigida. As atividades consistiram em leituras, desenvolvimento de ensaios e apresentações.

Não digo que estou 100% preparada para começar a universidade porque uma coisa é o desempenho que a gente tem em um curso de inglês, onde todos tem inglês como segunda língua e o professor está ali para fazer você entender, e outra é estar no dia a dia de uma universidade assistindo aulas em inglês e tendo que ler e escrever muitos textos também em inglês. Mas posso dizer que tive um progresso depois desse curso, acredito que agora tenho uma ideia melhor de como ser mais ágil na leitura e do que esperam dos meus textos.

A única crítica que tenho a fazer é que acho que poderíamos ter sido um pouco mais cobrados do que fomos, algumas vezes as atividades ficaram repetitivas para garantir que entendemos o conteúdo. Pelo que os meus amigos do último nível do curso falaram, esse nível cobra demais, algumas vezes até exageradamente, então acho que o nível que eu fiquei deveria ter exigido um pouco mais para preparar quem quer continuar o curso. Mas também isso não é nada que desabone o curso como um todo.

Eu recomendo fortemente a UVic como possibilidade de curso de inglês no exterior. Achei um curso muito bem estruturado, com diferentes atividades e recursos e além de tudo fica em uma cidade que favorece o aprendizado. O Canadá como um todo é visto como um país muito receptivo e com pessoas muito simpáticas, mas eu percebi que em Victoria isso é muito forte! Em geral, as pessoas são extremamente gentis e pacientes com um inglês "meia boca" hehehe... Quando você não consegue se comunicar direito, a pessoa se esforça para te entender em vez de te desprezar; isso motiva bastante, você se sente mais confiante para arriscar treinar o inglês nos restaurantes e lojas da cidade.

Finalizado o curso de inglês, a próxima etapa do Ciência sem Fronteiras é estudar um termo na universidade! Estou bastante ansiosa! Quando tiver novas informações sobre essa etapa passo aqui para compartilhar =)

2 comentários: