segunda-feira, 22 de abril de 2013

Fim das aulas

É, isso mesmo... Fim das aulas! Meu último post foi no dia 03 de janeiro comentando sobre o primeiro dia de aula e eu só consegui parar hoje para escrever de novo no blog porque as aulas acabaram há 2 semanas e minha última prova foi na semana passada...
Depois do meu primeiro post começou a correria para encontrar os livros-texto para cada matéria no formato mais barato e a correria para ler todos os textos para as próximas aulas... Fiquei impressionada que aqui além de as faculdades públicas serem pagas, os alunos também precisam comprar os livros (vários e caros!). Mas é bem interessante que existem várias alternativas, a própria faculdade incentiva compra e venda de livros usados e ainda há a possibilidade de alugar o livro durante o semestre (em versão digital ou versão física).
Apesar da correria (comum na vida universitária...), gostei muitíssimo de ter cursado um semestre aqui na UVic. No geral achei o estilo das aulas e a qualidade dos professores muito semelhante à minha universidade no Brasil (UNIFESP). Mas algumas coisas foram um pouco e outras muito diferentes... Por exemplo, as salas aqui eram do mesmo tamanho (50 pessoas) ou maiores que a minha sala no Brasil, então os professores davam mais aulas expositivas, com uma ou outra discussão em grupo durante o semestre. Falando especificamente da Psicologia, o foco aqui é bem diferente do meu curso no Brasil; no Brasil a psicanálise é na maior parte do tempo a abordagem predominante, aqui é gritante a predominância da abordagem comportamental e o domínio que os alunos tem na área de pesquisa. A explicação dos conceitos e as propostas de intervenção aqui estão sempre fundamentadas nos conceitos da área comportamental, particularmente gostei muito disso porque sou muito fã dessa área hehehe e achei que facilita muito para os alunos elaborarem intervenções ainda na graduação. O domínio que os alunos daqui tem da área de pesquisa eu percebi pelas análises que tivemos que fazer de alguns artigos científicos, o tempo todo surgiam comentários/críticas sobre a metodologia utilizada na pesquisa que não são muito comuns de ouvirmos no Brasil, as análises eram muito bem feitas.
Outra diferença é que o tempo das aulas aqui é bem mais curto... Em vez de uma matéria de 3 a 4 horas uma vez por semana, aqui as aulas são de 50 minutos, 3 vezes por semanas ou 1h20min 2 vezes. Achei excelente!!! A gente rende muito mais, consegue permanecer atento durante todo o tempo da aula, e pelo menos na minha grade, eu tinha cerca de duas horas de intervalo entre uma aula e outra, o que ajudou muito a manter a leitura dos textos em dia.
O método de avaliação aqui era por meio de provas e trabalhos individuais, diferente da UNIFESP onde quase não tenho provas e temos muitos seminários e trabalhos em grupo. Os cursos (disciplinas) que eu fiz não contabilizavam frequência e nem tinha uma nota média para aprovação! =O Hehehehe Ótima oportunidade para quem está interessado em aprender de verdade...
Acho que esses foram os pontos mais marcantes da minha experiência na graduação da UVic... Se lembrar de mais informações interessantes passo depois para atualizar... =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário