segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Atividades sócio-culturais

Nossa! Faz tempo que não posto! Exatamente 20 dias =S. Desculpas aos que acompanham mu blog, mas a rotina de estudos do curso de inglês não me permite atualizar com tanta frequência hehehe. Além disso, voltei a mexer na minha Iniciação Científica, então meu tempo "livre" tem sido destinado à minha pesquisa.
Hoje resolvi falar um pouco do que fiz nesse mês como atividade sócio-cultural do curso de inglês.
Todo mês o curso de inglês da UVic tem um calendário de atividades sócio-culturais, algumas sem custo e outras com custo reduzido.
Esse mês assisti a uma ópera, uma apresentação de ballet e fui patinar no gelo (acreditem, tem um fundo cultural... hahaha).

A ópera que assisti foi "Macbeth". Nunca tinha assistido a uma ópera ao vivo e achei bem interessante a experiência. As músicas foram cantadas em italiano mas o teatro tinha uma tela onde passaram as legendas. A linguagem rebuscada e mais antiga foi interessante para conhecer um pouco mais de vocabulário em inglês. Os cantores eram excelentes e atuaram muito bem. Figurino e cenário muito bons, algo bastante interessante foi a mistura de elementos teatrais, como cenários ou figurinos, misturados com elementos tecnológicos; em alguns momentos da peça, imagens foram projetadas no palco, compondo o cenário ou indicando o ato da peça. Já tinha ouvido falar dessa peça, mas não conhecia a história, apesar de trágica é bem interessante.



O ballet que assisti foi "Ballet Off Broadway", pela companhia Ballet Victoria. Esse espetáculo consiste de uma parte de ballet clássico; uma de "Nuage", um estilo com músicas em francês, estilo "Ne me quitte pas"; e para finalizar, ballet de peças da Broadway. Particularmente achei a última parte mais legal e melhor executada. Algumas músicas contaram com cantores ao vivo, e uma delas além do cantor tinha um backing vocal muito bom!

Além das apresentações interessantes que assisti, os teatros daqui são surpreendentes!
A ópera foi no Royal Theatre:











O ballet foi no McPherson Playhouse:




Agora a patinação no gelo! Aqui no Canadá é uma atividade muito comum. No dia que eu fui estava chovendo muito, então a pista estava cheia de gente procurando uma diversão indoor num dia chuvoso. Um dos fatores culturais da patinação no gelo é devido ao Hockey. Esse esporte é o mais popular do Canadá, como o futebol é no Brasil. Muita gente patina muito bem porque é acostumada aos ringues de patinação desde bem pequena. Vi vários pais levando crianças para patinar pela primeira vez, e é muito interessante. A maioria das crianças se divertia bastante aprendendo, fosse com as quedas ou com os progressos. Cada vez que a criança caía, o pai pacientemente a ajudava a se levantar e dava instruções de como a criança deveria fazer. Eu, como não cresci no Canadá, fiquei praticamente o tempo todo colada nas bordas do ringue hahaha. Mas foi bastante divertido... E muito legal ver os pais ensinando crianças bem pequenas (3 ou 4 anos) a andar de patins no gelo.



Bom, esse foi um pouquinho do meu outubro. Assim que conseguir, coloco mais algumas coisas interessantes que tenho conhecido e aprendido aqui... =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário