segunda-feira, 1 de outubro de 2012

50th UVic Anniversary

Esse final de semana (sexta e sábado) a University of Victoria comemorou deu 50º aniversário, e a programação foi muito interessante.

Na sexta-feira aconteceram uns shows no "telhado" do Student Union Building (SUB) e distribuíram alguns souveniers e cup cake:




No sábado, várias programações simultâneas aconteceram. Muitos departamentos da universidade abriram as portas para os visitantes conhecerem o que eles tem produzido, e claro que eu fui no Department of Psychology. A proposta deles era uma exposição sobre o cérebro. No horário que eu fui estava disponível a exposição de um projeto do Centre for Autism Research Technology & Education (CARTE). O projeto é utilizar jogos desenvolvidos por vários departamentos (Psicologia, Computação, Música...) para ajudar crianças com autismo a reconhecerem diferenças entre as expressões faciais das emoções. Um deles é como um Pacman que funciona de acordo com a expressão do jogador; para capturar algum bonequinho a criança tem que expressar a mesma emoção que ele. A expressão é filmada por uma webcam e quando a criança atinge a expressão mais próxima da que foi proposta, ele captura o bonequinho e continua o jogo. Em outro jogo, uma das atividades é memorizar a face de pessoas. Uma pessoa aparece e em seguida a criança tem que escolher entre 3 rostos qual apareceu anteriormente. Conforme a dificuldade vai aumentando, um rosto aparece para a criança memorizar e ela tem que encontrá-lo depois entre 3 rostos, mas a pessoa está com uma expressão diferente da foto anterior.
Para quem tiver interesse, o site do CARTE é: http://web.uvic.ca/~carte

Em outra sala, estavam expostos o Eletroencefalograma (EEG) wireless e um joguinho de realidade virtual. O jogo de realidade virtual é formado por vários cenários diferentes (campo aberto, uma casa de pedra escura, água, escadas...) e o objetivo é mapear as diferentes áreas do cérebro utilizadas em cada diferente situação. Com o EEG wireless é possível movimentar uma caixa virtual apenas pensando no movimento que você deve fazer (empurrar, puxar, levantar...). Esse equipamento está sendo desenvolvido para ajudar pessoas com deficiências.


Outras pesquisas seriam expostas durante o dia, mas não pude visitá-las. Achei interessantíssima essa proposta de apresentar à comunidade o que a universidade está produzindo, e de forma interativa. As explicações dos pesquisadores foram simples e os visitantes podiam participar dos jogos.

O aniversário da UVic foi um evento que pareceu mobilizar não somente estudantes, mas diferentes pessoas. No sábado aconteceram mais algum shows e teve um churrasco (canadense, bem diferente d nosso hehehe), estavam presentes várias famílias que incluíam desde crianças até idosos. Foi interessante ver  que os departamentos da universidade e as tendas da festa ofereciam atividades específicas para as crianças, uma forma de aproximá-las do conhecimento científico.

Enfim, as comemorações me surpreenderam. As atividades realizadas e o envolvimento da comunidade participando das comemorações são referenciais que o Brasil deveria adotar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário