segunda-feira, 22 de abril de 2013

Co-op

Co-op é como chamam o programa de estágios da UVic. Na verdade não é bem um estágio como conhecemos no Brasil... Os alunos interessados em uma experiência de trabalho durante a universidade se inscrevem nesse programa para trabalhar geralmente no verão (maio-agosto) e a partir de então devem procurar oportunidades no sistema da UVic ou em empresas por fora. É uma experiência muito próxima da realidade do mercado de trabalho (é uma experiência no mercado, a diferença é que você trabalha apenas durante um período e como estudante) porque temos que escrever currículos, cartas de apresentação, participar de entrevistas (pessoalmente, via telefone ou Skype dependendo da localização do emprego) e concorrer com várias outras pessoas (de vários lugares diferentes do Canadá!). Ah, e os estudantes daqui são remunerados nesses empregos para poderem pagar os estudos quando voltarem às aulas!
Desde o início do semestre de aulas os alunos do Ciência sem Fronteiras estão sendo orientados pelo departamento do co-op responsável pelos estudantes internacionais. Esse departamento e a UVic no geral ofereceram vários recursos para nos ajudar a escrever bons currículos e cartas de apresentação, e nos orientaram sobre como participar das entrevistas. Por exemplo, o departamento de Ciências Sociais (do qual a Psicologia faz parte) promoveu um dia de simulados de entrevista, quando tivemos a oportunidade de sermos entrevistados por pessoas de empresas de várias áreas daqui de Victoria. O meu entrevistador me deu várias dicas excelentes que com certeza serão úteis quando eu voltar para o Brasil também!
Os alunos candidatos ao co-op também devem participar de workshops que nos preparam para o semestre de trabalho; foi muito legal participar dessas aulas porque me senti um pouco mais segura para escrever e participar das entrevistas...
Passado algum tempo, depois de várias versões de currículo e cartas de apresentação, fui chamada para algumas entrevistas e finalmente fui chamada para um co-op em uma instituição de ação social onde terei vários tipos de experiência diferentes, desde trabalho de escritório até participação de atividades com pessoas em vulnerabilidade social ou com necessidades físicas/mentais especiais. Começo na semana que vem e estou curiosa para saber as experiências que terei lá... =)
Ah, apesar e ser um "emprego de verão", continua sendo parte do programa de co-op, então terei que cumprir algumas avaliações durante esse período, como desenvolvimento de objetivos de aprendizado e relatórios.
Acredito que essa será mais uma experiência bem interessante do Ciência sem Fronteiras... Conforme as novidades aparecerem e eu lembrar de mais informações posto aqui para vocês, acredito que agora terei algum tempo livre hehehe

3 comentários: